colina por idade

Conheça os benefícios da Colina presente nos ovos

Nutriente essencial à saúde faz parte das vitaminas do complexo B e tem papel fundamental para o bom funcionamento do organismo humano.

Após o leite materno, nenhum outro alimento é tão completo em termos nutricionais quanto o ovo. Um dos nutrientes fundamentais é a colina, vitamina pertencente ao complexo B e que desempenha papel crucial para que o organismo funcione de maneira adequada.

A colina é vitamina integrante dos fosfolipídios, estruturas essenciais na composição de membranas celulares e da fosfatidilcolina, também componente destas membranas. Além de atuar na sinalização celular, no metabolismo e no transporte de lipoproteínas, o nutriente auxilia na formação da esfingomielina, substância que forma a bainha de mielina, uma composição importantíssima que envolve o neurônio e fundamental para a transmissão de impulsos nervosos.

O nutriente também é precursor da acetilcolina, o neurotransmissor responsável pela manutenção da memória em pessoas com idades avançadas, controle da respiração, frequência cardíaca e atividades musculares. Estudos de longo prazo demonstram que dietas ricas em colina geram satisfatórios resultados para funções do cérebro humano. Foram identificadas melhoras significativas em testes de memória e baixos índices de alterações cerebrais associadas à demência.

Contudo, por mais importante e eficaz que seja para idosos, a colina é primordial para os adultos e crianças. Dietas alimentares que incluem a vitamina, presente nos ovos, estão diretamente associadas ao aumento do foco em atividades intelectuais, como os estudos, e em maior animação e disposição para a prática de exercícios físicos.

A colina é ainda matéria-prima para um composto químico muito saudável: a betaína, componente importante para o metabolismo de carbono e para a redução dos níveis de homocisteína no sangue. A descoberta foi muito importante, pois esta substância é um marcador inflamatório, relacionada a doenças cardiovasculares. A colina também tem papel importante para a saúde do fígado.

Os benefícios do nutriente se estendem às gestantes. O aumento da ingestão da colina durante o período da gravidez reduz o risco de defeitos no fechamento do tubo neural, o que promove o desenvolvimento do hipocampo do feto. Isso diminui a possibilidade de bebês desenvolverem hipertensão e diabetes ao longo da vida adulta.

“Um ovo possui, em média, 126 mg de colina. Isso significa que é um alimento rico em colina. Aliado a outros benefícios já comprovados para a saúde, este dado atesta que o ovo é fundamental para a alimentação diária”, comenta Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil. O consumo de um a dois ovos por dia (126 a 250mg) melhora a ingestão do nutriente, atendendo quase que integralmente às necessidades da faixa etária de crianças até 6 anos e a 50% do recomendado às demais idades.

Para mais informações, acesse nossa área de artigos científicos e técnicos:

http://www.ovosbrasil.com.br/site/artigos-tecnicos/

Instituto Ovos Brasil

O Instituto Ovos Brasil – entidade sem fins lucrativos – foi criado com a missão de expandir os conhecimentos sobre o ovo como uma fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde. A entidade tem como um dos principais objetivos promover o produto “ovo” como um alimento saudável, de alto valor nutricional e seguro para consumidores de todas as idades e classes sociais. Fundado em 2007, o Instituto Ovos Brasil tem atuação em todo território nacional. O Dia Mundial do Ovo é comemorado todos os anos na segunda sexta-feira do mês de outubro. O site da instituição reúne informações de qualidade e de credibilidade para o público em geral e profissionais de diversas áreas (www.ovosbrasil.com.br).