post-escolha-oleos

Escolha óleos mais estáveis a altas temperaturas

 Quatro dicas para cozinhar ovos de forma mais saudável

São Paulo, janeiro de 2018 – O ovo traz inúmeros benefícios para saúde e especialistas recomendam que seu consumo seja incluído em todos os tipos de dieta. Por ser rico em proteínas, vitaminas e nutrientes essenciais para o organismo, o consumo de ovos proporciona benefícios como aumento de energia, auxílio na redução de peso, estímulo à memória e proteção à visão. Para garantir que o organismo aproveite o máximo desses potenciais, o Instituto Ovos Brasil listou algumas dicas essenciais:

  1. Escolha um método de cozimento de baixa caloria

Algumas maneiras de preparar os ovos não adicionam calorias extras ao alimento, como os ovos pochê ou cozidos. Por essa razão, essas modalidades de preparo são ideais para quem quer adotar uma dieta menos calórica.

  1. Escolha óleos mais estáveis a altas temperaturas

Cada óleo possui um “ponto de fumaça” diferente. Esse índice define a temperatura em que ocorre uma reação química na estrutura da gordura que produz a acroleína, substância tóxica para o organismo. Para preparar alimentos fritos, os melhores produtos a serem utilizados são aqueles que permanecem estáveis a temperaturas elevadas.

Os mais indicados para o preparo de ovos fritos são óleo de girassol, azeite ou óleo de coco. A manteiga, apesar de conferir um sabor especial ao ovo frito, possui um ponto de fusão (quando se torna líquida) muito baixo, por isso requer muito cuidado durante o preparo.

  1. Prepare receitas combinadas com legumes

Ovos e vegetais formam combinações muito saborosas em omeletes ou ovos mexidos, por exemplo. Aproveitar essa vantagem para consumir mais alimentos saudáveis consiste em uma ótima estratégia de somar os benefícios dos ovos às fibras e vitaminas presentes nos vegetais.

  1. Cozinhe pelo período ideal para não perder nutrientes

Quando o ovo é cozido durante muito tempo, o calor faz com que se percam alguns nutrientes presentes no ovo, como as vitaminas do Complexo B. Além disso, os carotenoides zeaxantina e luteína podem se oxidar. O tempo ideal para garantir que o ovo permaneça rico em nutrientes é de 12 minutos.

Sobre o IOB

O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo, os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil. O site da instituição (www.ovosbrasil.com.br) reúne campanhas, dados, pesquisas e artigos de credibilidade para o público em geral e profissionais das mais diversas áreas.