segurança alimentar

Informações sobre o armazenamento dos ovos

A casca do ovo, que é extremamente porosa, permite trocas gasosas entre o conteúdo interno do ovo e o seu exterior. Este fato explica porque este não deve ser armazenado próximo a alimentos ou a qualquer produto que tenha odores fortes.

A casca possui películas externa e interna. A película externa (ou cutícula) recobre a casca do ovo e funciona como uma barreira evitando a entrada de microorganismos no seu interior. Internamente, duas películas – ou membranas testáceas – controlam a evaporação de conteúdo interno do ovo. Esta película pode ser observada ao se quebrar o ovo.

O ovo é um alimento perecível e as trocas gasosas que ocorrem entre o seu conteúdo interno e o meio ambiente estão relacionadas ao processo de envelhecimento e a forma de armazenamento do produto. Assim, tanto o intervalo entre a postura e sua aquisição pelo consumidor, como a forma de armazenamento interferem no frescor do ovo.

Na clara do ovo encontram-se proteínas como a lisozima – enzima importante com ação bactericida que impede a entrada de microorganismos no interior do ovo.

Para verificar se os ovos estão frescos, primeiro observe sempre a data de validade na embalagem do produto. Um teste simples é colocar o ovo em uma vasilha com água: se o ovo flutuar, é velho; se for fresco, afundará. Isto se deve ao fato de quanto mais velho for, maior é a câmara de ar interna do ovo.

(http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra_final.pdf)