Consumo de ovos é aliado para saúde de cabelos e unhas
Neste Dia da Mulher, o Instituto Ovos Brasil mostra como as vitaminas do complexo B e os minerais presentes no ovo atuam na saúde das mulheres
Sempre que o organismo está com alguma deficiência de vitaminas ou minerais, os reflexos dessa condição são observados principalmente na força dos cabelos e das unhas. Para celebrar o Dia da Mulher, o Instituto Ovos Brasil (IOB) explica como o consumo de ovos, além de ser um aliado da alimentação saudável, combate a flacidez da pele, unhas quebradiças e promove cabelos mais bonitos e brilhosos.
De acordo com Lúcia Endriukaite, nutricionista do IOB, o ovo apresenta em sua composição, vitaminas do complexo B, em especial a biotina, vitamina E, e minerais essenciais à saúde dos fios e das unhas. “Essas substâncias favorecem o metabolismo das proteínas e promovem o crescimento celular. É a partir desse processo que as unhas e os cabelos se formam”, explica Lúcia.
A biotina evita que as unhas fiquem quebradiças e é a principal vitamina utilizada para promover o crescimento saudável dos fios, sendo muitas vezes indicada para abrandar a queda de cabelo. “Além desse grande trunfo, o ovo oferece ainda doses de vitamina E, magnésio e zinco, que também auxiliam no crescimento dos fios e conferem força e brilho ao cabelo”, afirma Lúcia. O zinco, por exemplo, representa o mineral mais comumente associado à saúde dos cabelos.
Incluir esses componentes na dieta regularmente é importante porque o organismo não os produz em quantidade suficiente. O consumo de ovos também fornece ao corpo, nutrientes antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e proteínas que favorecem a produção de colágeno, importante para combater a flacidez e deixar a pele mais bonita.
Sobre o IOB
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo, os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.