Prazo para registro de granjas termina neste sábado (3)

Granjas de aves de corte e de postura não protocoladas até o dia 3 de março não poderão realizar novos alojamentos

A solicitação de registro de granjas de aves de corte e de postura no Serviço Veterinário Estadual (SVE) deve ser realizada até este sábado, dia 3 de março. De acordo com Guilherme Marques, diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o prazo não terá prorrogações e, caso não haja comprovação do requerimento de registro, os criatórios não poderão alojar novas aves.

O objetivo do registro é comprovar que as granjas cumprem as normas de biosseguridade contidas na Instrução Normativa do Mapa nº 53/2007, destinada à prevenção de doenças, e com isso garantir a segurança da produção avícola nacional. Para realizar o requerimento, as granjas devem entregar uma documentação específica e disponibilizarem-se para receber a auditoria do serviço veterinário oficial.

Fazem parte das normas diversas medidas, que de acordo Bruno Pessamilio, chefe da Divisão de Sanidade de Aves, é fundamental para isolar aves de produção das aves silvestres e domésticas soltas, capazes de introduzir doenças. Bruno enaltece a importância da medida para proteção da avicultura nacional em relação à disseminação de doenças como a influenza Aviária, que ainda não teve casos registrados no Brasil.

Para mais detalhes sobre o registro veterinário das granjas de aves, clique aqui.

Sobre o IOB

O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo, os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil. O site da instituição (www.ovosbrasil.com.br) reúne campanhas, dados, pesquisas e artigos de credibilidade para o público em geral e profissionais das mais diversas áreas.