O novo Ovo – Hoje, um Ovo traz muito mais benefícios do que há 30 anos.

Recentemente, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o zootecnista e professor Antônio Gilberto Bertechini, ao falar sobre seus hábitos, disse que costuma comer um ovo poché todas as manhãs. Indagado sobre os perigos que o colesterol presente nesse alimento poderia trazer, ele derrubou esse e outros mitos alimentares.
 
As declarações do professor têm fundamento. Os ovos, hoje, são bem mais nutritivos e benéficos para a nossa saúde do que há 30 anos. Eles contém menos gordura, colesterol e calorias e mais vitamina D. Essa foi a conclusão de um extenso estudo realizado pelo "Department of Health”, órgão de saúde pública britânico. A pesquisa apontou ainda que os ovos comercializados hoje têm 25% menos gordura saturada em comparação aos que eram vendidos nos anos 80, além de conter o dobro de vitamina D, substância essencial na formação dos ossos e na prevenção de doenças como raquitismo. Um ovo hoje contém 1,6 micrograma dessa vitamina, dois terços da dose diária recomendada e bem mais que os 0,9 dos anos 80.
 
Os cientistas afirmam que a principal razão dessa melhora na qualidade dos ovos é a alimentação dada às galinhas. Atualmente elas comem uma ração especialmente desenvolvida e balanceada, que contém trigo, milho e óleos vegetais, o que deixa os ovos com menos colesterol e gordura saturada e mais vitamina D.

Fonte: Abril.com