4º Prêmio Imprensa 2013

4ª EDIÇÃO DO ‘PRÊMIO INSTITUTO OVOS BRASIL DE IMPRENSA’ TEM OBJETIVO DE DESTACAR
AS MELHORES MATÉRIAS QUE ABORDEM O OVO EM TEMAS COMO SAÚDE E GASTRONOMIA
- INSCRIÇÕES SEGUEM ABERTAS ATÉ 15 DE OUTUBRO –
As inscrições para o IV Prêmio Instituto Ovos Brasil de Imprensa deverão ser feitas até 15 de outubro.
premio2013NSG
O INSTITUTO OVOS BRASIL – entidade sem fins lucrativos que promove o ovo como alimento saudável, de alto valor nutricional e seguro para consumo – lança a quarta edição do Prêmio Instituto Ovos Brasil de Imprensa. A instituição, que tem entre seus principais objetivos desfazer mitos e informar corretamente a população sobre o OVO, acredita na informação de qualidade e com rigor técnico transmitida pela imprensa. Até dia 15 de outubro o INSTITUTO OVOS BRASIL receberá inscrições para o prêmio, que aceita matérias veiculadas no período de 15 de setembro de 2012 a 15 de outubro de 2013. Poderão se inscrever jornalistas da mídia impressa (jornais e revistas), eletrônica (rádio e TV) e digital (Internet) com matérias e reportagens sobre saúde, segurança alimentar, nutrição, alimentação ou gastronomia, que façam referência ao alimento ovo. O regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis no site www.ovosbrasil.com.br.
O Prêmio Instituto Ovos Brasil de Imprensa tem o objetivo de incentivar a cobertura jornalística a respeito dos diversos aspectos que envolvem o alimento "ovo” no Brasil e no mundo valorizando a geração de matérias de qualidade que tenham repercussão positiva junto à população. A entidade quer alertar para as conseqüências negativas produzidas a partir de informações distorcidas e mensagens defasadas divulgadas pela mídia. O INSTITUTO OVOS BRASIL quer premiar o profissionalismo, a mensagem correta, a abordagem positiva e o rigor técnico.
O prêmio está dividido, para matérias relacionadas aos temas Saúde, Segurança Alimentar, Nutrição e Alimentação, nas seguintes categorias: Jornal (geral); Revista (geral); Publicação especializada (jornal ou revista); Rádio; Televisão; e Internet - 6 prêmios. Já matérias relacionadas a Gastronomia serão distribuídas nas categorias Impresso (jornal ou revista); Eletrônico (televisão ou rádio); e Digital (internet) – 3 prêmios. Cada uma das nove categorias concederá ao autor da matéria vencedora um troféu e certificado, que serão entregues em cerimônia realizada em dezembro. O INSTITUTO OVOS BRASIL promoverá ampla divulgação do prêmio, em todas as suas fases, especialmente a relação de premiados e respectivas matérias.
SOBRE O INSTITUTO OVOS BRASIL
O INSTITUTO OVOS BRASIL - entidade sem fins lucrativos - classificada como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – ONG (em fase de registro), foi criado com a missão de expandir os conhecimentos sobre ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde. A entidade tem como um dos principais objetivos promover o produto "ovo" como um alimento saudável, de alto valor nutricional e seguro para consumidores de todas as idades e classes sociais. Fundado em 2007, o INSTITUTO OVOS BRASIL tem sua atuação em todo território nacional. O Dia Mundial do Ovo é comemorado todos os anos na segunda sexta-feira do mês de outubro. O site da instituição reúne informações de qualidade e de credibilidade para o público em geral e profissionais de diversas áreas (www.ovosbrasil.com.br). Foi lançado também um site especial para crianças e adolescentes, com informações e atividades adequadas a esse público (www.ovosbrasilteen.com.br).
OVO - Um ovo tem 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco e outros. Tudo isso com apenas 75 calorias. Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, ganho de força muscular, funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais. Um ovo grande contém 6g de proteínas, e quase metade delas está na gema. Tem 4,5 g de gorduras (7% das necessidades diárias), e somente um terço desta é gordura saturada. Não contém gordura trans. A Associação Americana de Cardiologistas (American Heart Association) corrigiu suas recomendações para consumo de ovos: "Não existe mais uma recomendação específica de quantidade de gemas que uma pessoa pode consumir por semana”.

Data: Setembro/2013