Ovo Gigante

E o Espírito Santo conseguiu. Com a experiência e a vontade dos capixabas de Santa Maria de Jetibá, a segunda maior produtora de ovos do Brasil, o Estado tornou-se o primeiro a fazer a maior omelete do Brasil. O grande acontecimento chamou a atenção dos visitantes da GranExpoES, o maior evento do agronegócio capixaba, realizado entre os dias 8 e 11 de agosto na cidade de Serra, região metropolitana de Vitória.
 
No Dia dos Pais, no domingo dia 11, os representantes de Santa Maria de Jetibá puseram mãos à obra na grande frigideira de 3 metros de diâmetro, feita especialmente para receber a maior omelete do Brasil. "Foram utilizados 10.440 ovos, 50 kg de cebola, 2 kg de alho, 20 kg de manteiga, 4,2 kg de sal, 30 maços de cebolinha, 30 de salsa, 20 de manjericão e 14 litros de óleo. E com esses números impressionantes fizemos hoje a maior omelete do Brasil, inaugurando esse recorde brasileiro em grande estilo”, conta o chef Gilson Surrage, responsável por conduzir os vitoriosos avicultores capixabas para esse desafio. "Além de inaugurar o recorde brasileiro em grande estilo, a omelete de 10.440 ovos está entre as 10 maiores do mundo”, acrescenta Paulo Randow, físico e matemático responsável pela coordenação técnica do projeto.
 
Os promotores da ideia fizeram até um teste no 1º de agosto, visando experimentar a novidade que seria servida dias depois. Esse primeiro "aperitivo” utilizou 2 mil ovos, 22 kg de cebola, 2 kg de alho, 2 kg de manteiga, 5 litros de óleo, 2 litros de azeite, manjericão e sal. "Para degustar esse prato foram necessárias ‘apenas’ mil pessoas!”, informa a assessoria de divulgação da GranExpoES 2013.
 
Para dar conta da Omelete Gigante do Espírito Santo foi preciso mandar fazer uma frigideira e um fogão com as mesmas proporções do prato que será servido. Os cálculos exigiram, inclusive, a participação do físico e matemático Paulo Randow, responsável pela coordenação dessa estrutura. "A frigideira gigante tem o fundo com 3 metros de diâmetro, conta com 20 centímetros de altura e pesa 400 kg. Para fabricá-la contamos também com a expertise da empresa Saveli Industrial”, diz.
 
De acordo com o Chef Gilson Surrage, responsável pela coordenação da omelete gigante, o desafio era a temperatura. "A frigideira é muito grande, então, o controle do fogo é uma preocupação constante para que toda a omelete fique pronta no mesmo tempo de cozimento”, declarou o chef aos jornalistas do evento. Surrage contou com a colaboração de mais doze chefs de cozinha, um engenheiro, uma nutricionista e cinco estudantes de gastronomia.
 
E, enfim, o mais importante parceiro para a realização desse projeto foi Santa Maria de Jetibá, cidade que está na segunda posição no ranking brasileiro de produção de ovos. A pequena cidade localizada na Serra do Espírito Santo conta hoje com 140 granjas e 8 milhões de aves, atrás apenas de Bastos, no interior de São Paulo. "Hoje, 93% dos ovos produzidos dentro do Estado do Espírito Santo são provenientes de Santa Maria de Jetibá”, informou Manfredo Kruger, secretário municipal de agropecuária do município.
 
Felizes, os capixabas agora podem se preparar para um desafio maior. Quem sabe não entram na disputa pelo recorde do continente, ou, quem sabe, o mundial? A Turquia e Portugal são dois grandes concorrentes. São deles os títulos de 2011 e 2012, respectivamente.

Fonte: A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da GranExpoED 2013