Crédito: André Violatti/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Gastronomia. Prato, ovo à la russia do chef Airton Alves do restaurante Belini da 113 Sul.
O ovo está presente, como coadjuvante, nas mais variadas receitas. Mas também pode assumir o papel principal, como é o caso dos ovos nevados feitos à moda russa. De lá, vieram clássicos como as blinis (uma espécie de minipanqueca) com caviar, o strogonoff e o arroz com uvas passas. A novidade importada da Rússia é uma variação salgada do preparo brasileiro.
Recentemente valorizada pelo chef Claude Troisgros, a iguaria é servida em Brasília, no bufê da padaria Bellini, onde aparece como sugestão para o café da manhã. Airton Alves, que comanda a cozinha do local, tem truques.
"A gema é colocada para gratinar depois de dois minutos e meio. Assim, ela não perde brilho, não escurece nem endurece”, explica. Outra dica é o tempero: "Se for utilizar sal, coloque na batedeira um pitada enquanto ela bate as claras em neve", ensina.
Ingredientes
2 ovos (gemas e claras separadas)
Sal a gosto
1 colher de chá de manteiga para untar
40g de parmesão ralado
Modo de Preparo
Bata as claras em neve, por 7 minutos, na batedeira em velocidade média. Em uma forma, untada com manteiga, modele as claras em neve em pequenos montinhos e leve ao forno para gratinar por 2 minutos e meio. Feito isso, retire do forno e faça uma cavidade no centro da clara e acrescente a gema, se preferir salpique queijo parmesão por cima e retorne ao forno por mais 2 minutos e meio. Depois é só servir. Forno: 180ºC.
Molho
Ingredientes
1 tomate italiano sem casca (picadinho)
1 fio de azeite
15g de bacon
1 colher de chá de vinho branco
Modo de Preparo
Aqueça o azeite numa frigideira, depois acrescente os tomates sem pele e sem caroço, adicione o bacon e deixe encorpar um pouco. Quando o molho ficar mais encorpado, acrescente uma colher de vinho branco e flambe. Por fim, é servir com os ovos à la Rússia.
Fonte: correioweb
Data: 22/08/2014