Movimento Outubro Rosa e IOB unem forças pela divulgação dos benefícios do ovo na prevenção do câncer de mama
Ação é parte da promoção da Semana do Ovo
A avicultura de postura mundial e o Instituto Ovos Brasil celebram em outubro (7 a 12) a Semana do Ovo. No mesmo período, acontece também em vários países do mundo o movimento Outubro Rosa, que chama a atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama.
Aproveitando a importância de uma alimentação equilibrada para a prevenção do tipo de câncer mais comum nas mulheres de forma geral, o IOB firmou neste ano uma parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC), que funciona no Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, ES.
O material promocional produzido pelo Instituto Ovos Brasil para a Semana do Ovo 2018 será enviado e distribuído pela AFECC, que organiza também uma corrida no mês de outubro (em 21/10). A entidade, fundada em 1952, é a responsável pela construção do Hospital Santa Rita e referência para o tratamento oncológico no Espírito Santo.
Ricardo Santin, Presidente do Conselho Administrativo do Instituto Ovos Brasil afirma: “Através desta importante união de forças, o ovo prova mais uma vez o seu grande valor nutricional”. Como atesta a nutricionista Lúcia Endriukaite, a gema do ovo, que contém luteína e zeaxantina, pode colaborar com a redução do câncer de mama.
“Além destes dois nutrientes, o ovo é também uma fonte de proteína, de fácil preparo, saboroso, contribui para o consumo de alimentos menos industrializados e pode colaborar com o aumento dos carotenoides dentro de uma alimentação equilibrada”, diz Lúcia.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, para incentivar o alerta contra o câncer de mama. Com o tempo, instituições e governos em todo o mundo aderiram à essa iniciativa em favor do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Informações sobre a AFECC, que organizar ao movimento Outubro Rosa em terras capixabas: http://www.afecc.org.br/afecc/outubro-rosa.
Semana do Ovo
Com várias ações promocionais, palestras, distribuições de brindes e degustações promovidas pelo Instituto Ovos Brasil e algumas empresas que atuam no segmento, o objetivo é ampliar a comunicação sobre o potencial nutritivo do ovo e destacar como este é um alimento muito importante para a alimentação humana. O dia do ovo foi criado pelo International Egg Commission (IEC) – órgão sediado no Reino Unido - que promove o alimento. A proposta inclui conscientizar a população sobre os benefícios do alimento.
Anote aí: 7 a 12 de outubro é a Semana do Ovo.
Sobre o IOB
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com o objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil. O site da instituição (www.ovosbrasil.com.br) reúne campanhas, dados, pesquisas e artigos de credibilidade para o público em geral e profissionais das mais diversas áreas.
Instituto Ovos Brasil segue sua parceria com a AGA e realiza dia do omelete nas Lojas Loyola
Na Semana do Ovo, IFMG elaborou atividades para todos os públicos, com o apoio do IOB
Segurança alimentar e os valores nutricionais do ovo são temas de curso promovido na sede do IOB
Semana do ovo: Tradicional omelete do IOB faz parada na DSM
Burger preparado com ovo reúne turma do Instituto Ovos Brasil na hora do almoço
Juliana Lopes, parceira do IOB, participa de Feira de Profissões em SP como representante da Hotec
Semana da Alimentação Saudável reserva dia especial para o ovo
IOB realiza palestra na Faculdade Hotec sobre benefícios dos ovos para alunos de nutrição
Ovo no almoço: profissionais da Ceva recebem informações nutricionais sobre o alimento