IOB enaltece o potencial gastronômico do ovo durante Mesa Ao Vivo Praia

O Instituto Ovos Brasil traz mais novidades positivas para toda a cadeia produtiva do setor avícola. Presente no evento Mesa Ao Vivo Praia, realizado neste final de semana pela cultuada revista de culinária e gastronomia Prazeres da Mesa, o IOB mais uma vez elevou o produto ovo como protagonista de receitas e pratos da alta gastronomia.

A atuação do Instituto teve início na sexta-feira, dia 17. Jonathan Santos apresentou a entidade aos participantes e os benefícios dos ovos à saúde. Em seguida, o chef Andre Ahn subiu ao palco e deu início à sua aula, na qual elaborou receita original e elevou o ovo à função de protagonista.

Ao enaltecer os ingredientes, a forma de preparo, a apresentação de textura e os sabores, o prato "Mar e Ovos" brincou com os sabores do mar, que remetem à origem praiana da culinária de Andre, e com a versatilidade do ovo.

"Aliei três receitas diferentes para demonstrar a capacidade culinária do ovo, sendo uma delas o nhoque de ovo, que foi cozinhado vagarosamente a 75ºC para ele endurecer e ficar cremoso, usando a gema. Essa é uma das provas de como o ovo é muito versátil", afirma o chef.

Por trás da receita elaborada, que contém um conjunto de substâncias, foram destacadas a Luteína e a Zeaxatina, carotenoides que dão a coloração amarela da gema. Elas possuem ação antioxidante e protegem os olhos da luz. A apresentação do prato destacou detalhes como cores, formas e estética, exclusivas dos ovos, além de ressaltar sabores e aromas.

No sábado, dia 18, o Instituto atuou com a entrega dos materiais especiais para as crianças durante aula infantil da programação. Também foram distribuídos flyers, cadernos de receitas, gibis, folhetos e adesivos do Ovomoji para as pessoas presentes na feira. Foram esclarecidas dúvidas a respeito do alimento e apresentados os benefícios dos ovos na alimentação diária.

"Não precisamos olhar o ingrediente apenas pelo valor do custo dele, mas pelo o quanto ele é nobre com relação à gastronomia e a natureza. Quando se explica que na verdade um prato de ovo é tão fundamental, romântico e especial para um chef, muda totalmente a visão de um cliente", decreta Andre.

No total, o Instituto Ovos Brasil entregou cerca de 400 livros de receitas, 450 adesivos, 200 gibis e 400 folhetos sobre diversos assuntos, tais como a colina, o colesterol, a alimentação para gestantes, a alimentação infantil, e o livro de receitas especial para as Olimpíadas RIO 2016. O evento contou com cerca de 500 pessoas, entre chefs, estudantes de Gastronomia e profissionais do setor.

 

evento-mesa-sp1 evento-mesa-sp2 evento-mesa-sp3 evento-mesa-sp4